Entendendo o álbum "Underworld" do Symphony X: Submundo


Vou tratar, nesta semana dos temas principais que serão abordados no novo álbum do Symphony X, "Underworld" que será lançado dia 27 de julho pela Nuclear Blast. Não se esqueça que, se quiserem comprar antecipadamente, clique aqui para encomendar.

Segundo os comentários do grande chefe Touro Sentado, Michael Romeo, o "tema" principal (sim, tema entre aspas, já que o álbum não será conceitual, porém as músicas estarão interligadas) será o submundo (Underworld, em inglês) e será este local que ocorre as histórias de Dante Alighieri e Orfeu.

Segundo a Wikipedia, "No estudo da mitologia e religião, o submundo ou mundo inferior (em grego: κάτω κόσμος, transl. káto kósmos) é um termo genérico referindo-se a qualquer lugar no qual as almas dos novos mortos vão. Na maioria das culturas, o termo se refere a um reino neutro ou distópico da vida após a morte, ao invés de um paraíso. Algumas vezes o submundo é identificado como 'Inferno' uma vez que acreditava-se que ele estivesse sob a terra."

Para aqueles que leram o livro "A Divina Comédia", obra-prima de Dante Alighieri, sabe-se que um terço do mesmo passou-se no Inferno, onde o autor relata suas experiências lá. Também uma das epopeias, na realidade a última de Orfeu, ocorre no Inferno da mitologia grega, o submundo. Vamos, primeiramente, tratar do que é o submundo, segundo a mitologia grega.

Mapa do Submundo com suas divisões e seus rios. | Fonte: Fantastipédia


Ainda segundo a Wikipedia: "O mundo inferior (os infernos) é um termo geral utilizado para descrever diversos reinos da mitologia grega que se localizavam sob a superfície terrestre. Alguns deles eram:
  • O grande poço do Tártaro, originalmente uma prisão exclusiva para os Titãs, antigos deuses, e que vieram a ser posteriormente o calabouço onde se aprisionavam as almas amaldiçoadas;
O Tártaro é o lugar mais profundo do mundo. Somente os deuses aprisionados por Zeus, Hades e Poseidon, durante a Titanomaquia ficam lá. Os humanos, ficam no submundo, governado por Hades que é um pouco mais acima. Gaia é a personificação da Terra e Urano, do Céu. Eles são os pais de todos os outros deuses gregos. | Fonte: Wikipedia
  • A terra dos mortos, governada pelo Deus Hades, conhecida tanto pelo nome do próprio deus como por casa ou domínio de Hades (domos Aidaou), Érebo, os Campos de Asfódelos, Styx e Aqueronte. E afinal, como é o procedimento após a morte, segundo os gregos?
Caronte, por Gustave Doré, para o livro "A Divina Comédia (!!!) | Fonte: Wikipedia

Antes de chegar ao Hades, os mortos pegam a balsa de Caronte para atravessar o rio Aqueronte (das dores). Caronte transporta os heróis, as crianças, os ricos e os pobres para o Hades propriamente dito. Caronte cobra moedas para fazer a passagem. Era costume grego colocar uma moeda, chamada óbolo, sob os olhos do cadáver, para pagar Caronte pela viagem. Se a alma não pudesse pagar, ficaria forçadamente na margem do Aqueronte para toda a eternidade, e os gregos temiam que pudesse regressar para perturbar os vivos. Hades ordenou-lhe que não transportasse vivos, fossem quais fossem as razões para atravessar o rio, ameaçando-o com um pesado castigo, mas alguns, com muita habilidade, conseguiam enganar Caronte ou convencê-lo a abrir uma exceção. Na outra margem do Aqueronte ficaria Cérbero, o cão de guarda de três cabeças do Hades. Era muito dócil e gentil com as almas que chegavam, mas demonstrava sua face violenta caso elas tentassem fugir.

Cérbero, o cão de guarda de Hades. Desenho feito por Gustave Doré para o famoso livro de Alighieri | Fonte: Wikipedia
  • As "ilhas dos Abençoados" ou ilhas Afortunadas, governadas por Cronos (de acordo com Píndaro - outros relatos divergem), onde grandes heróis e mitos residiam após suas mortes.
Reconstrução do mapa-múndi por Pomponius Mela (37 d.C.), com as ilhas dos Abençoados ao largo da costa da África. | Fonte: Fantastipédia

  • Os Campos Elísios, onde viviam as almas dos homens virtuosos e os iniciados nos antigos mistérios.Nos Campos Elísios, os homens virtuosos repousavam dignamente após a morte, rodeados por paisagens verdes e floridas, dançando e se divertindo noite e dia, descrição semelhante ao céu dos cristãos e muçulmanos. Neste lugar, só entram as almas dos heróis, santos, sacerdotes, poetas e deuses. As pessoas que residiam nos Campos Elísios tinham a oportunidade de regressar ao mundo dos vivos, coisa que só alguns conseguiam. Em algumas versões, é cercado por um muro gigantesco, parecido com o muro das lamentações, para separá-lo do Tártaro. Certas versões obsoletas colocam o juiz Radamanto como um dos "protetores" dos Campos Elísios, e um de seus servos seria Cronos (anteriormente o líder dos titãs e pai de Zeus), um deus maligno e cruel. Mesmo assim, Cronos nunca incomodou ninguém no paraíso. Lá, também, havia um vale por onde corria o rio Lete, o rio do esquecimento. Segunda algumas versões, seus habitantes ficavam ali por 1000 anos, até apagar-se tudo de terreno neles; depois disto, esqueciam de toda a sua vida (provavelmente bebendo do rio Lete) e reencarnavam ou realizavam metempsicose - reencarnar em animais.
Campos Elisios por Carlos Schwabe | Fonte: Wikipedia

Os cinco rios do Hades eram o Aqueronte (o rio da dor), Cócito (lamento), Flegetonte (fogo), Lete (esquecimento) e Estige (ódio), que faziam a fronteira entre os mundos superiores e inferiores.

O antigo conceito grego de mundo inferior variou consideravelmente ao longo do tempo"


"Dante e seu Poema". Pintura de Domenico di Michelino (1460). | Fonte: Steelle

Agora abordaremos a visão de Dante.

Vê-se ao fundo Dante e Virgílio observando o que acontece no Inferno. Obra de Willian Bouguereau. | Fonte: Wikipedia

Segundo a Wikipedia: "O Inferno é a primeira parte da 'Divina Comédia' de Dante Alighieri, sendo as outras duas o Purgatório e o Paraíso. Está dividido em trinta e quatro cantos (uma divisão de longas poesias), possuindo um canto a mais que as outras duas partes, que serve de introdução ao poema. A viagem de Dante é uma alegoria através do que é essencialmente o conceito medieval de Inferno, guiada pelo poeta romano Virgílio. 

No poema, o inferno é descrito com nove círculos de sofrimento localizados dentro da Terra (vejam que há um paralelo com a mitologia grega. Em ambas as visões, o inferno são locais terrenos) .O inferno é formado por Nove Círculos, Três Vales, Dez Fossos e Quatro Esferas. Essa organização foi baseada na teoria medieval de que o universo era formado por círculos concêntricos. O inferno foi criado da queda de Lúcifer do Céu. Lúcifer teria caído em Jerusalém, a Terra Santa, portanto, ali está o Portal do Inferno. O inferno torna-se mais profundo a cada círculo, pois os pecados são mais graves. Portanto os pecados menos graves estão logo no início, e os mais graves no final."

"A justiça do inferno debatida no canto 11 está de acordo com a ideia de Aristóteles que relata, na sua obra Ética a Nicômaco: 'deve ser observado que há três aspectos das coisas que devem ser evitados nos modos: a malícia, a incontinência e a bestialidade.' A alma incontinente tem culpa, mas a culpa é menos grave que o dolo (má-fé), a vontade de pecar. Esta vontade, quando se origina como manifestação da natureza animal é ainda menos grave que aquele pecado que é cometido de forma premeditada, usando a inteligência do ser humano para o mal, mesmo assim, é menos grave um indivíduo planejar e executar um crime contra um desconhecido, que pode se defender do estranho que o ameaça, que ele fazer o mesmo com alguém que confia nele, e por isto está indefeso, por isso a traição, é considerada o maior pecado, que recebe a punição máxima no local mais profundo do inferno. A justiça divina retratada no livro é cabal, racional e definitiva, o que torna o inferno dantesco uma espécie de 'caos impiedosamente ordenado'.

Bom, após essas explicações, um pequeno resumo/introdução sobre o Inferno de Dante: "Dante sem saber ao certo como, talvez por estar sonolento, perdeu-se em uma selva sombria, segundo a tradutora Dorothy L. Sayers, a selva é uma representação simbólica da perdição no pecado, 'onde a confusão é tão grande que a alma não se acha capaz de reencontrar o caminho certo'. Uma vez perdido na selva escura, um homem só poderá escapar se, através do uso da razão do intelecto, descer de forma que veja o seu pecado não como um obstáculo externo (as feras que aparecerão à seguir), mas como vontade de caos e morte dentro de si (inferno). Então Dante achou um monte, na interpretação de Sayers, "representa no nível místico a ascensão da alma a Deus. No nível moral, é a imagem do arrependimento. Pode ser escalado diretamente pela estrada certa, mas não pela selva selvagem porque ali os pecados da alma são expostos e aparecem como demônios (as feras) com um poder e vontade próprios, impedindo qualquer progresso". O monte pode ser uma representação alegórica da montanha do purgatório que não pode ser escalada pela selva escura. Dante a subiu e logo apareceram três feras (Pantera, Leão e a Loba), provavelmente os animais representam três tipos de pecados (que são discutidos no Canto 11) e também três divisões do inferno, é uma representação alegórica dos pecados de acordo com Tomás de Aquino, que influenciou Dante. A Pantera (incontinência), o leão (violência) e a loba (fraude) refletem níveis de gravidade de acordo com os conhecimentos do homem (quanto mais se sabe, mais grave é o pecado). Segundo Sayers, refletem três estágios da vida do homem (juventude, meia-idade e velhice). Os pecados cometidos na velhice seriam mais graves, pois quem os comete já sabe diferenciar o certo do errado.

Então Dante encontra Virgílio – que seria seu autor favorito para sair dali. Virgílio propõe a Dante uma jornada pelo inferno, purgatório e paraíso, finalizando-se o canto 1. No canto 2, Dante se acovarda e tenta desistir da jornada, entretanto Virgílio o impede e revela ter sido mandado por Beatriz – a amada do Dante que saiu do céu e foi falar com Virgílio, no Limbo – para que o ajudasse. Então, Dante recupera sua coragem e é iniciada a sua epopeia."

No próximo post, será explicado os círculos do inferno e seus significados, segundo Dante e o que Orfeu tem a ver com tudo isso. Fiquem ligados!
← Anterior Proxima → Página inicial