Feliz aniversário Russell !!!


Hoje é o aniversário do mais carismático e o verdadeiro pirata do Prog Metal. (Sim, temos outro pirata no Metal Progressivo, para conhecê-lo - ok, você deve conhecê-lo -, clique aqui!).



Segundo o Wikipedia: "Nascido no dia 19 de Julho de 1971 em Long Beach, Califórnia, Russell Allen começou a cantar muito cedo, fazendo sua primeira apresentação aos 5 anos de idade.
Costumava cantar músicas country com seus avós em apresentações na região sul da Califórnia. Teve como influência, entre outros, de Willie Nelson e Johnny Cash, por sua aparência "fora-da-lei" e pela honestidade nas músicas.
Participou de shows de talentos na escola e começou a se interessar por instrumentos como clarinete e bateria, porém rapidamente desistiu desses pelo piano. "Tive aulas de piano por um ano e então eu descobri Van Halen e eu simplesmente TINHA que tocar guitarra." diz Allen.
Apesar de tudo, Russell nunca parou de cantar, mas se manteve tocando guitarra por 7 anos.
Começou a gostar de bandas como Iron Maiden, Dio, Led Zeppelin e Black Sabbath. Tendo como porta de entrada para o mundo do rock progressivo a banda Rush, que o levou a ouvir Yes e finalmente Pink Floyd. Então começou sua fase anos 60 e a gostar de the Doors, Hendrix, Beatles e Deep Purple. Também gostava muito de músicas folk como CSN, Simon & Garfunkel e James Taylor (bandas que cantava nos grupos vocais da escola).
Conforme foi desenvolvendo seu estilo de cantar, uniu velhas e novas influências. Gostava de Badlands, Alice in Chains e Soundgarden no começo dos anos 90 e a partir daí parou de buscar influências e começou a desenvolver seu próprio estilo e evoluir pro vocalista que é atualmente.
E não poderia ser em melhor tempo, pois a cena rock havia desaparecido.
"Quando o Symphony X surgiu, eu descobri que o Rock e o Metal ainda estavam firmes e fortes no Japão e na Europa. Então eu soube que existia um lugar pra mim no mundo. Sorte minha, porque se o Symphony X não tivesse me achado, eu não sei se teria conseguido sobreviver no mundo de "rap aveludado com canto nasal" do rock alternativo. Apesar de gostar de algumas bandas como Tool, Audioslave e Godsmack, por terem raízes similares às minhas".-diz Russell.
Entrou no Symphony X em 1995 por intermédio de Rod e Tom (Rod Tyler e Thomas Miller, antigos Vocalista e Baixista, respectivamente) que falaram dele para Michael Romeo. Rod queria sair por não estar dando certo com a banda e achou que Allen seria uma substituição "decente" para ele. Então, após ser visto cantando num show beneficente para Ray Gillen em Nova Iorque, Russell foi convidado por Thomas para entrar na banda. Apesar de achar o som estranho a princípio, foi atraído pela banda pelo enorme talento e potencial dos músicos. Sabia que teria que voltar a estudar música para estar na banda, mas rapidamente estava se divertindo cantando em arranjos corais que não fazia desde a época de escola.
"Eu nunca pensei que usaria esse tipo de coisa em Metal, mas essa banda não tinha limites. Eu rapidamente descobri que poderia usar muito do meu talento vocal na maior variedade possível."
Desde então já gravou 7 CDs com a banda, um CD solo e participou de gravações com Jørn Lande e Arjen Lucassen."

Que o Russell tenha muitos anos de vida, muito sucesso e volte logo para terras tupiniquins!
← Anterior Proxima → Página inicial